Hoje é aniversário da cidade de São Paulo, minha amada SAMPA, mesmo com todo o trânsito, poluição, problemas, violência, mas a cidade onde nasci e vivo. Lembro que quando eu era adolescente, a garoa fininha presente em tantas músicas ainda existia.Neste momento cai uma chuva torrencial lá fora e me lembro que alguns bairros costumam alagar, acarretando prejuízos de todo tipo. Se fosse um dia de semana, somaríamos à chuva, o trânsito que se tornaria ainda mais caótico. Andando em algumas ruas podíamos ainda ver alguns trilhos de bonde que outrora cortavam a cidade e que resistiam por baixo de pedaços de asfalto.Em alguns bairros, moradores colocavam suas cadeiras na calçada e conversavam tranquilamente. Não acredito que ainda existam bairros onde isso seja possível, pelo menos na maior parte do tempo... Feriados: os paulistanos que ficam costumam agradecer a tranquilidade que paira em toda a cidade. Aqui existe o famoso Bauru do Ponto Chic, o Largo do Arouche, a Paulista, o Viaduto do Chá, o MASP, o Parque Ibirapuera, os teatros, os inúmeros cinemas (recentemente um deles foi inaugurado com uma tela de 16m!!!), os bares e restaurantes maravilhosos, onde ainda se faz amizade com o garçom, o chapeiro, o cozinheiro, com a mesa ao lado... E a música? Chorinho, samba canção, pagode, ensaio de escolas de samba, jazz, rock, MPB da melhor qualidade, não é Poeta?
Triste é ver lixo no chão jogado por pessoas que geralmente moram em regiões alagadas por um temporal igual ao que vejo agora da janela, numa cidade que já produz sozinha quinze toneladas de lixo por dia... Triste é ver alguns motoristas arrogantes não respeitarem a faixa de pedestres, o semáforo, a seta, os idosos. Triste é não se interessar por coisas de sua cidade. Não saber que aqui existem locais quase intocados, como alguns trechos da Serra da Cantareira, da Serra do Mar... Bonito é ir ao Horto Florestal, ao Zoológico... ah, o Zoológico! Para quem ama os animais como eu, esse é um passeio inesquecível!!! Todos ou quase todos os espécimes do mundo animal estão lá! Dá pra imaginar você ir do Ornitorrinco ao Hipopótamo em minutos??? Bonito é dia de Sol no parque, na represa, na praia... Claro, tem os shoppings! Mas neles a beleza da cidade é artificial, comercial, longe do brilho da Av. São João da música do Caetano...
Tenho saudade de muitas paisagens que não mais existem, principalmente onde moro, bairro em grande transformação comercial e habitacional. Praças foram substituídas por edifícios gigantes, espelhados. Mas um parque foi criado, escolas foram construídas, as calçadas melhoradas, novas opções de lazer surgiram. Não dá mesmo para termos tudo nessa vida. Li um artigo estes dias que dizia mais ou menos assim: “Tantos pais ficam preocupados em deixar um mundo melhor para seus filhos mas poucos se preocupam em deixar filhos melhores para cuidar do mundo, esse mundo que insisto em chamar de NOSSO. Creio que um texto excelente para fechar com chave de ouro o meu, se encontra no Blog da minha querida amiga Maria Augusta – Anjos para Adoção. Fica a sugestão e meu pedido para que todos vocês cuidem aí do seu pedacinho de chão, dos animais, das plantas, da sua rua, da sua cidade, em qualquer lugar desse mundo. Só assim podemos nos tornar pessoas melhores.
11 comentários:
Bela descrição de Sampa! Eu posso dizer que sou uma carioca com alma paulista. Acho uma besteira essa rixa entre paulistas e cariocas! Bobagem pura! Eu adoro São Paulo, todas as vezes que fui aí me senti super bem e guardo recordações de uma das melhores épocas da minha vida, vivida aí!
Viva São Paulo!
Beijocas
"... da feia fumaça que sobe apagando as estrelas, eu vejo surgir teus poetas e campos e espaços, tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva..." Caetano Veloso. Que grande canção. SOu apaixonada por ela, uma homenagem à São Paulo.
Sobre o zelo que as pessoas esquecem de ter com o lugar em que vivem, isso é triste e desprezivel.
Parabéns pelo post
=*
Olá!
É verdade, hoje é aniversário de São Paulo!
Nossa, passei o dia fora, numa reunião de confraternização do grupo de oração que eu participo e esqueci do mundo!
E concordo 100% com você: se a gente não cuidar do nosso pedacinho, como podemos querer cuidar do mundo?
Tenha uma semana abençoada, querida.
Parabéns pra São Paulo e devemos sim estar atentos ao espírito coletivo para que possamos usufruir juntos daquilo que só juntos podemos construir.
Cadinho RoCo
Verdade, São Paulo é uma cidade linda apesar de tudo. Pena que as pessoas tardam a se conscientizar e continuam consumindo carros e talzz.
Concordo tbm que Sampa tá a cada dia perdendo paisagens bonitas com a modernização que nunca para.
Oi Carla! Adorei seu blog e já vou ficar fã, pode?
Ótima semana pra vc!
Beijocas!
Olá Carla,
Vim conhecer seu blog e agradecer a visita lá no Cenário.
Apesar de morar no Rio de Janeiro a muito tempo, sou Paulistana e tenho ótimas lembranças dessa terra ai.
Estou fazendo campanha a favor da gentileza e criei um selinho pra divulgar essa idéia.
bjs
Um dia vou a São Paulo!
Abraços d´ASSIMETRIA
DO PERFEITO
oi. tudo bem?
então. não sou muito fã de são paulo não. não sou bairrista. acredito que essa briga toda só acontece com quem se deixa influenciar pela mídia. não sei porque. mas não sou fã.
de uqlaquer forma. esta cidade com certeza merece os 455 anos que está comemorando.
agora. sobreo post anterior... perfeito!
um abraço.
Selinhos pra vc no meu blog!
Bjs
Postar um comentário